Uma roda de amigos muito especial


O CD Prasempreagora reúne fragmentos de tempo, realidade e sonho. Fragmentos de emoções intensas, únicas e, ao mesmo tempo, tão comuns àqueles que amam e confrontam sem medos as histórias que a vida lhes oferta no dia a dia. Fragmentos que, como um todo, trazem à luz a poesia e a música de Inês Blanchart, que há anos compartilha suas composições somente em festivais de MPB, rodas e festas de amigos.


O PROJETO
Produção independente, Prasempreagora nasceu por puro prazer artístico. Sem o compromisso de abrir novos campos de trabalho. Inês Blanchart é programadora visual por formação e carreira profissional, mas com o CD ilustra bem que sua arte nunca ficou restrita a uma vertente: ela assina letra e melodia de quase todas as 17 faixas. E presenteia o público com versos como os de Relíquias de par, música que abre o CD – “Meu coração tem um jeito de amar/ Meio silêncio, meio despertar/ Vive inventando mistérios / Feito um deserto no mar”.

Para reunir suas mensagens atemporais, construída ao longo dos anos, revestindo-as com arranjos mais contemporâneos, a compositora recorreu a parcerias de longa data. Amigos e músicos renomados, que, de uma forma ou de outra, acompanham e participam de sua trajetória artística. A direção musical do CD é de Lucina, que também interpreta sete canções e assina a melodia de Amor. “Quando decidi investir no CD, logo pensei em Lucina, em quem confio como musicista. Ela convidou músicos supercompetentes. Daniel Sant’ana contribui com o talento das cordas, Bebeto Mangeon traz uma leitura criativa do violão e da guitarra, Marcia Nascimento demonstra sutileza nos arranjos de cordas, Di Lutgardes, a força da percussão, e Mário Avellar, somando com a programação de baixo e bateria, e  
percussão”, conta Inês.

Inês também convidou amigos para interpretarem as canções: Adriana Matos e Ana Carvalho, que já defenderam músicas do CD em festivais – Setembro, Coração andarilho, Ponto de partida e Eternamente mar – e outras apresentações; Marcos Assumpção, com sua voz marcante e de rara sensibilidade, e a própria Lucina. Em meio à confraternização, Inês também se arriscou a cantar, como diz. Já o projeto gráfico foi entregue ao designer Jonas Póvoa.

Tetê Oliveira
(Jornalista)

Toda a renda arrecadada do Prasempreagora, no dia do lançamento (11 de dezembro de 2012), foi revertida para uma instituição de assistência aos portadores do vírus HIV - Casa Maria de Magdala. Em breve teremos o valor arrecadado publicado aqui no blog.

Um comentário: